Descubra como tratar infiltrações em subsolos!

07/04/2020

Infiltrações em subsolos podem trazer muitos prejuízos, por isso separamos algumas dicas para lidar com esse tipo de situação.

Projetos de edificações exigem muita atenção à impermeabilização para evitar infiltrações. Os subsolos, mais especificamente, exigem que o trabalho seja muito bem feito a fim de evitar problemas como formação de bolores, rachaduras e eflorescência. 

Problemas de infiltração em subsolos podem prejudicar o conforto do ambiente, danificar a pintura dos veículos estacionados, afetar a utilização das garagens e até, a longo prazo, comprometer a integridade da estrutura.

Mesmo com todos estes problemas na gama de possibilidades, muitos projetos de impermeabilização deixam a desejar nas áreas de subsolo. É por isso que separamos algumas ações que você deve tomar ao identificar infiltrações em seu subsolo. Confira!

Infiltrações em subsolo: o que fazer?


Quando você se deparar com indícios de infiltração, o primeiro passo é entrar em contato com profissionais especializados no assunto. Com o diagnóstico correto e as orientações precisas, os prejuízos causados por essas situações serão minimizados.

As orientações podem auxiliar a identificar a origem do problema e auxiliar na escolha do produto mais adequado. Caso a infiltração venha de uma laje no térreo, por exemplo, pode ser que seja necessário trocar toda a manta ou membrana da área. Mas, em determinadas ocasiões, é possível que a melhor escolha seja a aplicação de um sistema de injeção.

Em um caso de deterioração em função da percolação de água, por outro lado, reparos estruturais podem ser necessários. É preciso diagnosticar também as patologias do concreto e verificar todos os detalhes construtivos.

A infiltração também pode vir de outras áreas, como elevadores, reservatórios enterrados, paredes e até pelo piso. Em alguns casos, pode trazer danos até aos terrenos vizinhos. Por isso é tão importante entender a relevância dos diagnósticos. Cada origem necessita de um tipo diferente de resposta. 

Após realizar todos os diagnósticos e reparos referentes aos problemas identificados, é importante ouvir as novas orientações dos profissionais. Alguns produtos possuem necessidade de troca e/ou período de garantia, então é importante ficar de olhos bem abertos sobre como eles se comportam. As supervisões e manutenções periódicas para ter a certeza de que tudo está com o funcionamento em dia é indispensável!

Realizar os reparos ou os cuidados de forma relapsa e sem ajuda qualificada é o mesmo que colocar a integridade estrutural do seu subsolo em dia. Por isso, trate tudo com a seriedade necessária. 

Caso você precise de ajuda profissional para diagnosticar e tratar qualquer problema de impermeabilização que seu subsolo apresente, conte conosco! Nossa equipe está pronta para diagnosticar e orientar sobre os melhores passos para um trabalho eficiente em sua construção. Fale conosco agora mesmo!