4 dicas para que a impermeabilização da sua obra seja um sucesso!

07/04/2020

A impermeabilização de uma obra não é um processo simples, por isso exige qualificação da equipe designada. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse momento.

O processo de impermeabilização de uma obra exige bastante atenção, mas traz muitos benefícios para ela, como sua proteção e aumento da duração da vida útil. Por isso, é realmente muito importante ficar bem atento a alguns aspectos da obra para ter a certeza de que ela avançará bem. Para te ajudar, separamos hoje 4 dicas fundamentais para o bom andamento da sua obra! Confira.

1 - Não negligencie os detalhes construtivos da sua impermeabilização!


Alguns detalhes da construção precisam de um olhar focado. Aspectos como os encontros de contra-piso com drywall, ralos e inserts, apresentam movimentações bem acima do normal. Na falta de impermeabilização, detalhamento específico ou reforço para esses pontos, a chance de infiltrações surgirem é muito alta.

É por isso que você deve ser muito exigente ao observar todos os detalhes construtivos e também precisa investir nos materiais de reforço corretos, como fitas de polietileno e telas de poliéster, por exemplo.

2 - Escolha o produto certo para cada tipo de impermeabilização  


Falando em investir em materiais corretos, não podemos deixar de mencionar que a escolha dos produtos para impermeabilização também é um fator muito importante. Cada tipo de impermeabilização possui suas características próprias, portanto também apresenta suas próprias necessidades. 

Cada área da sua construção pode exigir um tipo diferente de produto. Por exemplo: em áreas de maior movimentação, é recomendada a utilização de sistemas com manta asfáltica, ao passo que, em áreas mais frias, argamassas poliméricas são mais indicadas. 

Então é muito importante estudar sua obra e todas as suas áreas para alcançar uma impermeabilização eficiente.

3 - Siga as normas para sua impermeabilização 


Seu processo de impermeabilização precisa seguir a norma NBR 9575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A norma trata de aspectos como detalhes da estrutura e preservação da saúde e segurança.

Ela foi redigida por pessoas que estudaram bastante o processo de impermeabilização de obras e visa tornar o resultado do trabalho na sua construção mais eficiente, além de fornecer maior segurança a você, aos trabalhadores e a todos os envolvidos no seu projeto. 

Lembre-se que além de respeitar essa norma, você também deve se lembrar de respeitar as orientações do fabricante dos produtos que você escolher para o projeto. Não faça apostas contra essas indicações, pois isso pode diminuir a vida-útil da sua construção, e até oferecer riscos à saúde e à vida de quem estiver nela. 

4 - Conte com profissionais especialistas em impermeabilização


Não adianta ter um ótimo projeto em mente e contar com os melhores produtos se a sua equipe não souber muito bem o que está fazendo. É por isso que você deve pesquisar bastante antes de contratar os profissionais que trabalharão em sua obra. Escolha quem tem experiência, credibilidade e expertise comprovada para garantir que tudo saia como planejado.

Caso você precise, nós contamos com uma equipe muito qualificada que pode ser a melhor escolha para sua obra. Nos dedicamos para que seu projeto respeite o tempo ideal e tenha um resultado satisfatório. Para saber mais, entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você!