Importância da Impermeabilização: Queda de Viaduto sobre a Galeria dos Estados em Brasília

08/01/2021

A Impermeabilização bem realizada e a sua constante manutenção é fundamental para evitar acidentes e desastres em grandes obras como aconteceu no famoso viaduto sobre a galeria dos estados em Brasília.

É notório que a água é um agente responsável por grande parte das patologias em obras civis, contudo, no Brasil, a preocupação com uma Impermeabilização bem feita mostra-se recente e prova disso é aprovação da ABNT NBR 9575/2003. A norma citada define como sistema de impermeabilização “O conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade às partes de uma construção.” Logo, pode-se afirmar que a impermeabilização é fundamental para a durabilidade de uma obra e sua usabilidade, além de que seu planejamento é necessário para reduzir possíveis custos futuros e aumentar sua eficiência.

Toda obra apresenta um tempo de vida útil, e ela depende da sua manutenção correta, isso implica em um resultado com maior ou menor durabilidade. Em uma obra com uma impermeabilização bem executada, previne a presença precoce de patologias e não compromete a usabilidade. É bem comum encontrar infiltrações e vazamentos em edificações e residências, que atrapalham o cotidiano do ambiente e em último caso podem condená-lo.

De forma geral, se a impermeabilização for feita durante a execução de uma obra, seu custo pode ser até 1/5 menor do que uma possível execução após a constatação de problemas com infiltrações. Logo, é evidente que se for pensado a longo prazo, a relação Custo x Benefício favorece o processo de impermeabilização logo no princípio.

É válido ressaltar que um dos principais perigos de uma impermeabilização ineficiente ou da falta de manutenção da mesma, é que haja infiltração em estruturas de concreto e que ocorra corrosão em sua armadura. Tal problema é responsável por inúmeros desastres em obras de edifícios, pontes, viadutos, entre outros.

Um exemplo disso foi a queda de parte do Viaduto sobre a Galeria dos Estados em Brasília. O famoso urbanista Lúcio Costa definiu os dois eixos rodoviários mais importantes de Brasília: O Eixo Monumental, onde se encontram a Praça dos Três Poderes, os Ministérios e a Torre de TV; e o Eixo Rodoviário propriamente dito, indo desde a Asa Norte até o Aeroporto Internacional. Sob o trecho que corta a Asa Sul está a Galeria dos Estados, uma importante zona de comércio popular localizada entre os túneis de acesso a pedestres da região, e justamente nesse trecho bastante movimentado - tanto por pedestres como por automóveis – em Fevereiro de 2018, houve o desabamento de parte de um viaduto sobre uma alça de acesso e retorno, sem vítimas, entretanto com muito prejuízo material. 

Após a perícia foi descoberto que fissuras localizadas na alça lateral de um dos pilares de sustentação do viaduto foram, ao longo dos anos, responsáveis pela penetração de água proveniente do pavimento do viaduto, o qual teve infiltração, gerando a corrosão do aço presente na armadura do concreto, levando ao colapso parcial da estrutura. 

Tal patologia do concreto é recorrente em grandes estruturas, tanto em obras de infraestrutura como de edifícios, e a manutenção e execução correta da impermeabilização é a grande arma contra acidentes desse tipo. A COBI Engenharia, a partir de sua parceria com a MC-Bauchemie, está credenciada a ofertar um serviço de qualidade, tanto de execução como de manutenção nessa importante área, feito conforme os padrões de segurança exigidos para que eventos como a queda do viaduto em Brasília não se repitam. 

Fontes: 

SOARES, Felipe. A Importância da Impermeabilização em Obras de Construção Civil - UFRJ, 2014

Reportagem Correio Braziliense