3 lugares no seu edifício que precisam de impermeabilização!

07/04/2020

A boa impermeabilização de um edifício pode gerar muita economia com manutenção, além de também aumentar a vida útil da estrutura. Por isso, conheça lugares no seu edifício que precisam de impermeabilização!

A impermeabilização predial é um assunto que preocupa qualquer construtora (ou até mesmo os moradores, após entrega da obra). É muito comum encontrar edifícios que apresentem problemas de infiltração, gotejamentos, mofo e fachadas comprometidas.

A falta de dedicação a esse assunto é algo muito sério, uma vez que a falta de impermeabilização pode trazer consequências sérias e comprometer toda a estrutura do edifício. 

Para realizar essa impermeabilização com eficiência, o mercado já conta com produtos desenvolvidos especialmente para cada área de um projeto. Então é fundamental que, durante a obra, você fique atento às escolhas e entenda a funcionalidade de cada método escolhido. Confira alguns que separamos para te ajudar a entender melhor tudo isso!

1 - Impermeabilização de edifícios: subsolos


Com a escassez das áreas de construção nas cidades, os subsolos dos terrenos têm ganhado cada vez mais relevância, principalmente quando falamos em estacionamentos. Os pavimentos inferiores são mais sujeitos à influência da água, pois estão mais sujeitos às águas das chuvas e interferência do lençol freático. Eles precisam de um processo de impermeabilização bem executado. Recomendamos que você escolha produtos que:

Possa ser misturado ao concreto (minimiza os custos da mão de obra). Com produtos que se tornam parte do concreto é possível se alcançar um sistema permanente.
Tornem a estrutura resistente a pressões hidrostáticas positivas e negativas

Em subsolos com umidade, uma boa opção é a escolha de impermeabilização por área com o sistema de injeção em gel acrílico, que impermeabiliza a área isolada. 

2 - Impermeabilização de edifícios: piscinas


As piscinas são construídas justamente para conter água, então precisam de uma impermeabilização que impede que a estrutura seja “atacada” por ela. Os vazamentos em piscinas, além de comprometerem a estrutura, geram consumos intensos de água, o que gera um custo maior para elas.

Para alcançar uma boa impermeabilização em piscinas, o ideal é escolher produtos que:
  • Tornem a estrutura resistente a pressões hidrostáticas positivas e negativas (em casos de piscinas enterradas)
  • Boa aderência a argamassas colantes 

3 - Impermeabilização de edifícios: fachadas


As fachadas são “o rosto” do edifício. As batidas de chuva e o contato com outros agentes agressivos podem trazer consequências bem claras aos olhos, como rachaduras, destacamento de pastilhas (caso existam) e danos à pintura. 

Para realizar uma boa impermeabilização da fachada de edifícios, é importante contar com produtos que permitam:
  • Flexibilidade
  • Resistência às altas pressões hidrostáticas positivas
  • Boa aderência a argamassas colantes 

Além dos três lugares citados, áreas frias, lajes, reservatórios de água e muitos outros precisam de uma atenção na hora de impermeabilizar. O ideal é contar com a orientação de um especialista que possa te indicar todos os locais que precisam ser impermeabilizados e recomendar os melhores produtos para o trabalho. 

Caso você precise de uma equipe especializada em impermeabilização, conte conosco. Será um prazer conversar com você!